sábado, 17 de novembro de 2012

Música


Origem da música
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música.
Música é uma palavra de origem grega (vem de “musiké téchne”), a arte das musas. E se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo.
Hoje em dia existem vários tipos de musicas, como: pop, rock, rap, clássica, eletrônica etc.

Pop
Katy Perry




Rock
Green Day




Rap
Eminem




Eletrônica
David Guetta




Clássica
Astor Piazzolla





Filmografia



"Gosto de imaginar que o mundo é uma grande máquina. Você sabe, máquinas nunca tem partes extras. Elas têm o número e tipo exato das partes que precisam. Então imagino que se o mundo é uma grande máquina, eu também estou nele por algum motivo. E isso significa que você também está aqui por alguma razão."
(A Invenção de Hugo Cabret).



Filme é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo. Um filme é formado por uma série finita de imagens fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana, dão ao espectador a sensação de movimento.


Com um conjunto de cenas que marcam a vida de seus espectadores, fazendo suas vidas por elas baseadas.






Mantendo as concorrências entre as produções...


 entre outras ...



Cada vez mais as telinhas aparecem com efeitos novos, cenários diferentes, vestuários perfeitos, dando uma pitada de magia na realidade!!!


Seja um filme de romance, aventura, ficção, terror, ação, o trabalho e o custo é sempre semelhante...


Do maravilhoso mundo de Disney :



“Preciso falar com alguém. Alguém, não. Você!” — Um Dia




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Grafite, a arte da rua




A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas.


As pessoas descriminam muito algo que é diferente ou fora dos padrões, mas elas deveriam prestar mais atenção  no vandalismo de verdade, porque grafite é arte. Agora, faça algo novo, não deixe a sociedade te reprimir, rejeite os padrões.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A arte na escrita

O ser humano sempre teve a necessidade de se expressar e se comunicar. Assim, surgiram os sons, as palavras e depois as línguas. De sílabas simples, o homem chegou a uma língua com muitas palavras. No início eram poucas, mas elas foram evoluindo e aumentando.As línguas nascem, crescem e morrem. Suas palavras mudam. A palavra pai, por exemplo, foi mudando assim: 

 pitápáter → padre → pai

Uma das mais importantes línguas é chamada de Nostratu, considerada a mais antiga. Dela surgiu o proto-indo-europeu, depois o latim, e do latim o português.  Hoje, existem milhares de línguas no mundo, estima-se que sejam 6 mil. Porém, o homem queria registrar suas idéias e que a vida que levavam fosse conhecida pelas gerações que viriam depois deles. Então, inventaram a escrita.

Como meio de representação, a escrita é uma codificação sistemática de sinais gráficos que permite registrar com grande precisão a linguagem falada por meio de sinais visuais regularmente dispostos. Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons. Em geral, ao longo da história, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas às camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza. A alfabetização somente se difundiu lentamente entre camadas mais significativas das populações após a Idade Média. Na China, foram encontrados 11 caracteres gravados em casco de tartaruga. Um destes caracteres se assemelha à escrita primitiva da palavra "olho" da Dinastia Shang. Se os pesquisadores comprovarem que estes sinais podem ser considerados uma forma de escrita, esta passaria a ser considerada a mais antiga do mundo, com cerca de 8600 anos.  Com o passar do tempo, a escrita foi se tornando mais sofisticada e assim surgiram os escritores e os livros. Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como:
Machado de assis
Guimarães rosa
Clarice lispector
Na maioria das vezes, no nosso dia a dia, não percebemos o quanto os nossos antepassados tiveram que lutar e crescer para fazer coisas que consideramos banais. Então, quando for ler o próximo livro, pense nisso.

Orfeu Mestiço - Uma Hip-hópera Brasileira

Tempo, espaço, migrações, translações...

Histórias que se entrelaçam magicamente e perfeitamente, numa dança magnífica, digna do nosso belo Universo.
Nessa dança, nós humanos, no nosso mundo egocentrista e estúpido, porém tão bonito, somos alguns dos bailantes, e ás vezes temos que descer aos infernos da mente, profunda e esplêndida para reencontrarmos o nosso papel, os nosso passos.
A peça Orfeu Mestiço - Uma Hip-hópera Brasileira faz uma mistura de várias culturas brasileiras com os mitos de Orfeu, demonstra a descida de um homem aos infernos, sejam eles psicológicos ou não, para seu aprendizado. O espetáculo é tão mágico que é perceptível o cheiro das cenas, juntamente com o jogo de luzes e a encenação de atrizes e atores incríveis, como Roberta Estrela D'Alva, joga os espectadores em outro mundo, em uma outra perspectiva. É um espetáculo de mágica incrível, que transforma o teatro em vários mundos...

Veja a sinopse da peça, extraída do site "http://www.sescsp.org.br":

"Narra o retorno de um político ao seu passado, atrelado à ditadura militar. Um telefonema sobre a exumação do corpo da esposa, desaparecida naquele período, coloca Orfeu em contato com um passado que por anos ele tentou esquecer. A partir deste conflito, o texto inspirado nos mitos órficos evoca ao espaço cênico, projetado pela cenógrafa Daniela Thomas, personagens de várias épocas que acompanharão Orfeu em sua descida aos infernos. Espetáculo indicado aos prêmios Shell (melhor atriz e direção musical). Ganhador do Prêmio CPT (melhor projeto sonoro). Texto e Direção: Claudia Schapira. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Teatro."

Abaixo, um vídeo de apresentação da peça, disponível no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=hIy8BGQUMew&noredirect=1



- Escrito por Edinho Poiati -